quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Projeto Africanidade


Escola de Educação Básica Padre João Stolte (Botuverá) e Escola Monsenhor Gregório Locks de Dom Joaquim (Brusque)
Professora: Dalva Rosana Dalsegio Gianesini
Disciplina: Ensino Religioso
Tema: Africanidade

Resumo                         
O termo Africanidade refere-se às raízes da cultura brasileira que têm origem africana no sentido de compreender o modo de ser, de viver, de organizar e acima de tudo o entendimento sobre as lutas dos negros brasileiros. Também traz o conhecimento e às marcas da cultura africana que, independentemente da origem étnica de cada brasileiro, fazem parte do nosso cotidiano. O estudo sobre a África nos possibilita estarmos atentos às diversas distorções colonialistas ocidentais preconceituosas criadas ao longo dos últimos séculos.
O conhecimento sobre a verdadeira África desmente este olhar distorcido e revela a história dos verdadeiros ancestrais da humanidade, contribuintes ativos do desenvolvimento e aperfeiçoamento humano universal, essencial para o povo na atualidade.


Justificativa:
A proposta da viagem de estudos tem por objetivo promover a releitura da História do mundo africano e a importância para conhecermos sua cultura e religiosidade, bem como os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral. A sua influência, apesar de ampla, nunca possuiu o valor devido ou foi atribuída à importância que realmente deveria ocupar em nosso meio. Justifica-se este projeto na medida que ele objetiva valorizar a cultura negra como elemento construtor da formação da sociedade brasileira.
A necessidade de proporcionar uma possível conscientização e reflexão acerca das práticas e representações que configuram o racismo no contexto escolar, precede a importância deste estudo para adquirir reais informações e com isso obter um aprendizado qualitativo.
 Nesse contexto, o governo federal sancionou, em março de 2003, a Lei n º 10.639/03 – MEC, que altera a LDB e estabelece as Diretrizes Curriculares para implementação da mesma. A 10.639 instituiu a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos no currículo escolar do ensino fundamental e médio. Essa lei compreende o conhecimento da história e a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira.
Este projeto de estudos será desenvolvido na área de Ensino Religioso com o intuito de aprimorar o real conhecimento da história africana e assim possibilitar o respeito e o valor em sua singularidade.            
Objetivo geral:
Proporcionar ao educando um maior conhecimento sobre o continente africano que é parte integrante e fundamental na formação do povo brasileiro.

Objetivos específicos:
* Identificar e analisar criticamente os elementos geradores das diferentes etnias
* Localizar por meio de estudos e pesquisas toda a história dos povos formadores da sociedade, destacando as crenças e culturas
* Perceber a necessidade de intervir positivamente para as questões de preconceito e das desigualdades das etnias;
* Conhecer e Respeitar os direitos humanos fundamentais de todo ser humano.

Método de ensino:
- Contextualizando a discussão sobre a questão sócio – cultural e religiosa, situando acontecimentos históricos, enfatizando assim, os manifestos sociais e seus significados;
- Pesquisando o assunto de maneira qualitativa no processo de reconstrução da memória social utilizando do conhecimento para respeitar a diversidade do povo e sua trajetória histórica.
- Desenvolvendo atividades estimuladas pelas diversas fontes de trabalhos (revistas, jornais, pesquisa na internet, filmes, fotografias, viagem de estudo) para um aprendizado significativo.
- Utilização e contextualização dos Direitos Humanos para a questão dos direitos da diversidade cultural e religiosa afro-brasileira.
- Imagens via celular.

Por Dalva Rosana Dalsegio Gianesini

Nenhum comentário:

Postar um comentário