Escola de Educação Básica Padre
João Stolte (Botuverá) e Escola Monsenhor Gregório Locks de Dom Joaquim (Brusque)
Professora: Dalva Rosana Dalsegio
Gianesini
Disciplina: Ensino Religioso
Tema: Africanidade
Resumo
O termo Africanidade refere-se às raízes
da cultura brasileira que têm origem africana no sentido de compreender o modo
de ser, de viver, de organizar e acima de tudo o entendimento sobre as lutas
dos negros brasileiros. Também traz o conhecimento e às marcas da cultura
africana que, independentemente da origem étnica de cada brasileiro, fazem
parte do nosso cotidiano. O estudo sobre a África nos possibilita estarmos
atentos às diversas distorções colonialistas ocidentais preconceituosas
criadas ao longo dos últimos séculos.
O conhecimento sobre a verdadeira África
desmente este olhar distorcido e revela a história dos verdadeiros ancestrais
da humanidade, contribuintes ativos do desenvolvimento e aperfeiçoamento
humano universal, essencial para o povo na atualidade.
Justificativa:
A proposta da viagem de estudos tem por
objetivo promover a releitura da História do mundo africano e a importância
para conhecermos sua cultura e religiosidade, bem como os reflexos sobre a vida
dos afro-brasileiros em geral. A sua
influência, apesar de ampla, nunca possuiu o valor devido ou foi atribuída à
importância que realmente deveria ocupar em nosso meio. Justifica-se
este projeto na medida que ele objetiva valorizar a cultura negra como elemento
construtor da formação da sociedade brasileira.
A necessidade de proporcionar uma
possível conscientização e reflexão acerca das práticas e representações que configuram
o racismo no contexto escolar, precede a importância deste estudo para adquirir
reais informações e com isso obter um aprendizado qualitativo.
Nesse contexto, o governo federal
sancionou, em março de 2003, a Lei n º
10.639/03 – MEC, que altera a LDB e estabelece as Diretrizes Curriculares para implementação
da mesma. A 10.639 instituiu a
obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos no currículo
escolar do ensino fundamental e médio. Essa lei compreende o conhecimento da
história e a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade
brasileira.
Este projeto de estudos será
desenvolvido na área de Ensino Religioso com o intuito de aprimorar o real
conhecimento da história africana e assim possibilitar o respeito e o
valor em sua singularidade.
Objetivo geral:
Proporcionar
ao educando um maior conhecimento sobre o continente africano que é parte
integrante e fundamental na formação do povo brasileiro.
Objetivos específicos:
* Identificar e analisar criticamente os elementos geradores das diferentes
etnias
* Localizar por meio de estudos e pesquisas toda a história dos povos formadores da sociedade, destacando as crenças e culturas
* Perceber a necessidade de intervir positivamente para as questões de preconceito e das desigualdades das etnias;
* Localizar por meio de estudos e pesquisas toda a história dos povos formadores da sociedade, destacando as crenças e culturas
* Perceber a necessidade de intervir positivamente para as questões de preconceito e das desigualdades das etnias;
* Conhecer e Respeitar os direitos humanos fundamentais de todo ser humano.
Método de ensino:
- Contextualizando a discussão sobre a
questão sócio – cultural e religiosa, situando acontecimentos históricos,
enfatizando assim, os manifestos sociais e seus significados;
- Pesquisando o assunto de maneira qualitativa no processo de reconstrução da memória social utilizando do conhecimento para respeitar a diversidade do povo e sua trajetória histórica.
- Desenvolvendo atividades estimuladas pelas diversas fontes de trabalhos (revistas, jornais, pesquisa na internet, filmes, fotografias, viagem de estudo) para um aprendizado significativo.
- Pesquisando o assunto de maneira qualitativa no processo de reconstrução da memória social utilizando do conhecimento para respeitar a diversidade do povo e sua trajetória histórica.
- Desenvolvendo atividades estimuladas pelas diversas fontes de trabalhos (revistas, jornais, pesquisa na internet, filmes, fotografias, viagem de estudo) para um aprendizado significativo.
- Utilização e contextualização dos
Direitos Humanos para a questão dos direitos da diversidade cultural e
religiosa afro-brasileira.
- Imagens via celular.
Por Dalva Rosana Dalsegio Gianesini
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