quinta-feira, 16 de abril de 2015

Nota ASPERSC


 
Associação de Professores de Ensino Religioso de Santa Catarina – ASPERSC
CNPJ: 07.164.406/001-59
Gestão: 2013-2015
 
A Associação de Professores de Ensino Religioso de Santa Catarina –ASPERSC, apresenta-se favorável as posições tomadas pelo FONAPER nas questões voltadas ao Ensino Religioso à nível nacional, tanto que como entidade representativa dos professores de E.R. inscreveu-se para participar da Audiência Pública que trata do Ensino Religioso nas Escolas Públicas promovida pelo Supremo Tribunal Federal  - STF. Defendendo os seguintes princípios:
 
A. A Diversidade religiosa como um patrimônio cultural da humanidade e do Brasil.
B. Ensino Religioso não confessional na escola pública - conforme Art. 33 da LDB/1996 – e os direitos à aprendizagem da diversidade cultural religiosa, desenvolvido por professores habilitados na área de Ciências da Religião: Licenciatura em Ensino Religioso.
C. Ensino Religioso em um Estado laico pautado no estudo dos fenômenos religiosos a partir de pressupostos científicos (filosóficos, sociológicos, antropológicos, históricos, psicológicos, etc.).
D. Necessidade do Conselho Nacional de Educação (CNE) definir Diretrizes Nacionais de Formação de Professores para o Ensino Religioso não confessional.
 
O professor Doutor Tarcísio Alfonso Wickert, foi indicado para participar representando a associação.  Tarcísio participou da produção e divulgação do material “As Aventuras de Yara no Planeta Oculares” (Vol. I e II) -Projeto Diversidade Religiosa e Direitos Humanos, produzidos por Grupos de Pesquisa da FURB e da UFSC, apoiados pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério de Educação (MEC), para todas as unidades escolares da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, além de produzir inúmeros artigos voltados à diversidade cultural religiosa e Ensino Religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário