domingo, 20 de outubro de 2013

Atividade de aprendizagem


Educadores/as:

 
Socializamos uma atividade de aprendizagem desenvolvida nas aulas de Ensino Religioso, nos anos finais do Ensino Fundamental, organizada pela professora Rosinei Pedrotti Ferrari.

A Associação dos Professores de Ensino Religioso do Estado de Santa Catarina parabeniza a professora Rosinei e seus estudantes pelo excelente trabalho desenvolvido demonstrando a vitalidade do Ensino Religioso nos espaços escolares.

 

Palavras fundamentais que devemos praticar todos os dias para uma boa convivência

 A diversidade existente na sala de aula e no espaço escolar, ao mesmo tempo em que contagia de alegria e beleza, geram conflitos, preconceitos, intolerância, bullying entre os estudantes, gerando sentimentos que atrapalham o bom desenvolvimento deles em sala de aula e o seu direito em estar nesse espaço felizes e de bem com a vida. Diante das inúmeras atividades desenvolvidas em sala de aula e interação entre turmas do 4º e 5º ano do ensino fundamental das séries iniciais, oportunizando um momento a eles para que pudessem vivenciar a alteridade por meio de valores, proporcionando o encontro consigo mesmo e com o outro na compreensão de estabelecerem relações consigo e com o outro no reconhecimento da diversidade presente nesses espaços, bem como a importância da convivência frente às diferenças, propus aos educandos uma dinâmica em que cada grupo formado por letras de cores diferentes deveriam descobrir três palavras fundamentais para uma boa convivência com o outro em todos os espaços.

A dinâmica proporcionou entre eles o desafio na busca da palavra, cada grupo formado foi a um espaço da escola e nesses espaços aconteceu o momento mágico da aula em que todos davam sugestões e eram aceitas, até descobrirem a verdadeira palavra:  “RESPEITO”, “DIÁLOGO” e “TOLERÂNCIA”.

 Neste sentido, os componentes de cada grupo atuaram de maneira autônoma e interativa, desenvolvendo possibilidades de tomar iniciativa e estabelecer relações afetivas e respeitosas, utilizando de relações mais equilibradas e construtivas com os colegas, comportando-se de maneira solidária, valorizando as diferenças e repelindo qualquer tipo de discriminação.

Percebi que as atividades de aprendizagem propostas na construção de conhecimento para uma boa convivência com o outro, aos poucos vem surgindo efeitos na convivência e respeito diante as diferenças, pois os estudantes conseguem com mais facilidade aceitarem e lidar com as situações entre as diferenças culturais, raciais, sociais, religiosas e outras de maneira natural no cotidiano, tendo conscientização de que unidos é possível reconstruir o espaço onde vivem tornando mais harmonioso com atitudes simples e necessárias.

 Fonte: Rosinei Pedrotti Ferrari
 

 

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