quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Socializando: ATIVIDADE PEDAGÓGICA


EEB Professor Tertuliano Turíbio de Lemos - FAXINAL DOS GUEDES/SC
Disciplina: Ensino Religioso
Professora: Josiane Crusaro
Turmas: 7ª séries


Nosso planeta agrega em si uma vasta pluralidade cultural, religiosa, econômica, política e social. Sua principal característica é a diversidade que se reflete nos ecossistemas e nos sujeitos que o habitam. Cada um(a) nas suas semelhanças e antagonismos é único, diferente e especial. Mas, infelizmente, o diferente e suas diferenças nem sempre tem sido aceitos e bem vistos; diante de espaços que desejam legitimar, etiquetar e homogeneizar, nossas particularidades são ignoradas.
 
 
Por isso, o diálogo respeito e tolerância são atitudes essenciais para convivermos com o outro/diferente, aceitando-o no seu jeito de ser e viver. Assim, a coexistência (convivência entre diferentes) é a palavra chave para a garantia de mundos melhores, onde cada qual seja aceito diante das suas escolhas. E, para isso, práticas alteritárias precisam ser consumadas nas nossas relações diárias.

 
Nessa perspectiva, após diálogo, estudo e reflexão sobre a Coexistência, os estudantes da 7ª série da Escola de Educação Básica Professor Tertuliano Turíbio de Lemos, confeccionaram a bandeira da diversidade religiosa, expondo o nome de diferentes tradições religiosas e alguns símbolos que as caracterizam. Para a produção da bandeira, foram utilizados diferentes materiais como TNT, lantejoulas, botões, missangas, linhas, agulhas e cola.
 
 
A atividade proposta teve por objetivo a compreensão e entendimento da diversidade cultural religiosa existente no planeta e importância da coexistência, pois não basta apenas sermos livres; é necessário respeito e aceitação diante das nossas escolhas. A avaliação contemplou o diálogo e socializações dos conhecimentos trazidos pelos estudantes que foi interligado ao conhecimento científico bem como envolvimento nas atividades individuais e coletivas.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário