Aconteceu no dia 27 de Junho o III Colóquio Regional de Ensino Religioso -
Compartilhando Práticas Pedagógicas, na cidade de Palmitos/SC. O evento
partiu da necessidade de aproximação entre Universidade e Redes de Ensino, no
sentido de discutir paradigmas educacionais, práticas pedagógicas e partilhar
experiências. Organizado pelo Curso de Ciências da Religião da UNOCHAPECÓ,
através do Professor Eliston Terci Panzenhagen e acadêmicos do 5º período do
curso, o evento contou com o apoio de diversos setores da própria Universidade,
como a Coordenação do PARFOR, Coordenação do Curso, acadêmicos do 6º período e
ainda egressos do Curso. Além destes, foi importante a contribuição da ASPERSC,
apoio do FONAPER, da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina,
através do Prof. Elcio Cechetti, bem como dos profissionais da Gerência
Regional da Educação de Palmitos, nas pessoas do Gerente Agostinho Nos,
Supervisora de Ensino Ines Pilatti e Articuladora do Ensino Fundamental
Franciele Lazzari.
O Colóquio foi um momento para
reunir os envolvidos acima citados e os professores de Ensino Religioso da rede
regular de ensino desta GERED, para juntos repensar o Ensino Religioso enquanto
componente curricular da educação básica. Além de trabalhar o embasamento
teórico que dá sustentação ao Ensino Religioso nas escolas públicas e norteia a
prática docente dos educadores, foi possível discutir a prática pedagógica como
importante momento de construção humana e promoção do respeito à liberdade
religiosa, cultural e social, baseando-se na diversidade de manifestações,
reconhecendo o fenômeno religioso como inerente às mais diversas culturas e
sociedades.
Ainda para complementar o evento,
acadêmicos do 5º, 6º períodos e egressos do Curso de Ciências da Religião da UNOCHAPECÓ,
puderam socializar atividades de aprendizagens de Estágio Supervisionado e
práticas cotidianas da sala de aula, que permitiram, durante a realização do
curso e mesmo no cotidiano da sala de aula, reconhecer o Ensino Religioso como
uma área do conhecimento que integra a formação humana integral.
Desta forma, percebeu-se nas
manifestações e avaliações dos participantes, um sentimento de satisfação, um
momento onde puderam avaliar suas práticas e visualizar novas possibilidades de
trabalho, uma vez que, o Ensino Religioso vem historicamente sofrendo com
práticas, políticas e sistemas educacionais que não valorizam suficientemente
as ciências humanas como elemento fundamental para a construção coletiva e
cotidiana de um novo ser, de uma nova realidade, baseada na diversidade do ser.
By Josiane Crusaro
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