segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Seminário O Outro Lado da Barragem Norte: impactos e desafios na Terra Indígena Laklãnõ-Xokleng


A Barragem Norte, localizada no município de José Boiteux (SC), é uma das três barragens que controlam o forte fluxo de água que entra no Rio Itajaí-Açu. A Barragem Norte foi finalizada em 1992, com capacidade de aproximadamente 355.000.000 m³ que alagam uma área de aproximadamente 870 hectares. Grande parte desta área de alagamento se concentra na Terra Indígena Laklãnõ-Xokleng, situada nos municípios de José Boiteux, Doutor Pedrinho, Vitor Meireles e Itaiópolis (SC).

Desde o início da construção, em 1972, os impactos causados pela barragem às famílias indígenas são imensuráveis e se repetem: interferência negativa nas tradições culturais, pois a comunidade que vivia unida em torno do Rio Hercílio necessitou se separar em diferentes aldeias para fugir das inundações; famílias desabrigadas; casas inundadas e condenadas; falta de água potável e alimentos; estradas interditadas; aldeias isoladas; cancelamento das aulas nas escolas; profissionais da saúde sem fazer o atendimento nas aldeias; riscos de deslizamentos; insegurança e angústia pela próxima inundação.

O seminário objetiva visibilizar o processo e os impactos gerados com a construção da Barragem Norte na Terra Indígena Laklãnõ-Xokleng, buscando construir estratégias de defesa dos direitos da população indígena e integração de suas demandas na gestão de risco de desastres do Vale do Itajaí.

Data: 25 de novembro
Horário: 8h30m às 18h 
Local: Auditório da Biblioteca da FURB - Rua Antônio da Veiga 140, Bairro Victor Konder, Blumenau/SC
Promoção: Conselho de Missão entre Povos Indígenas, Fundação Luterana de Diaconia e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR/FURB.


Para mais informações, contate: 
Georgia Fontoura: (047) 9926 2774; Jasom de Oliveira: (047) 8481 0087



Exposição em Araranguá

          Apresentando o tema ‘Eu respeito às diferenças’, os trabalhos dos alunos do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental das EEBs Castro Alves e Maria Garcia Pessi, estão expostos na sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá. Os bonecos são resultado do Projeto de Ciências da Religião, de autoria da professora de Ensino Religioso, Bernadete Gomes Januário. Ela explica que a temática na atividade pedagógica desenvolvida em sala de aula resultou nos bonecos de garrafa pet, com roupas confeccionadas com TNT, papel crepom, entre outros materiais reciclados.
          Entre os objetivos do projeto está o de promover o conhecimento inter-religioso, por meio de uma breve biografia de personagens que se destacaram dentro de uma determinada religião, ou atitudes filosóficas de vida missionária, como padre Cícero, Moisés, José, Jacó, Maria, José, Maomé, judeus, monges, entre outros.
              A exposição que traz o respeito à diversidade cultural pode ser conferida até o dia 25 de novembro no hall da 22ª SDR, que fica na Rua Porfírio Lopes de Aguiar, nº 401, Bairro Cidade Alta.

Fonte: SDR/SC