sexta-feira, 5 de abril de 2019

Experiências pedagógicas em Ensino Religioso

Por intermédio do trabalho coletivo envolvendo as disciplinas de Ensino Religioso e Geografia da Escola Ondina Maria Dias de Tijucas/SC, os estudantes do 7º ano 01 e 02 desenvolveram lindas experiências de aprendizagem com o tema Sagrado. O objetivo da presente atividade consistiu na identificação da manifestação do Sagrado em nosso coração de diferentes formas.
          Para a realização das atividades reaproveitaram-se materiais recicláveis, dando um novo destino aos mesmos e embelezando o espaço escolar. Sob a mediação das professoras Gizélia Paladini (Ensino Religioso) e Salete Franzoi Pereira (Geografia) os estudantes compreenderam que no estudo e construção de conhecimentos interculturais, quebram-se preconceitos que se perpetuaram, dando visibilidade as diversas maneiras utilizadas pelas pessoas para se comunicarem com a(s) Divindade(s).
         No desenvolvimento das aulas, sob a perspectiva da aprendizagem e do reconhecimento da pluralidade cultural,  o Ensino Religioso enquanto área do conhecimento, ao interagir com as demais disciplinas, provocou os estudantes para reflexões, diálogos, aprendizagens e convivências alteritárias.
         Ao término das experiências ocorreu a exposição dos materiais confeccionados. O envolvimento entre estudantes, professores e comunidade escolar reafirma a relevância de práticas pedagógicas críticas, desafiadoras, que venham a romper com saberes monoculturais e valorizar as diferentes formas de ser, de viver e de se desenvolver das pessoas.  Parabenizamos a todos os envolvidos.

Fonte: FONAPER

Nenhum comentário:

Postar um comentário