sábado, 28 de junho de 2014

Inscrições abertas - Venha ser Professor/a de Ensino Religioso


Prezados/as,

A Universidade Regional de Blumenau - FURB, está com inscrições abertas  (até 03/07) para o Curso de Ciências da Religião - Licenciatura em Ensino Religioso, agora em novo horário - segunda a sexta-feira das 18h30min às 22h.

Incentive os professores/as de sua comunidade, escola ou rede a cursarem! Quem já possui uma licenciatura poderá obter equivalência e consequentemente ter alguma(s) noite(s) de folga.

A disposição para eventuais esclarecimentos.

Profa. Simone Riske Koch
Coordenação de Ciências da Religião - Licenciatura em Ensino Religioso

Contato: srkoch@furb.br

Atividade de Aprendizagem - Anos Iniciais


Atividade de aprendizagem desenvolvida nas aulas de Ensino Religioso
Escola Municipal Novo Horizonte – CENHO
Professora: Rosinei Pedrotti Ferrari
Série: 1º ano
Conceito Essencial: Ser Humano
Tema/Conteúdo: Alteridade
Título: Eu e o Outro

Para que os estudantes dos primeiros anos iniciais do ensino fundamental compreendessem a felicidade de serem únicos/singulares/sem igual neste universo das diferenças, percebendo que possuíam características diversas, mas eram iguais em direitos e deveres, desenvolvemos atividades de aprendizagem denominadas Eu e o Outro. A mesma tinha por objetivo possibilitar a compreensão da importância do respeito perante as diferenças no ambiente familiar, escolar, religioso e social fundamentais para o crescimento individual, pessoal e coletivo.
Nessa perspectiva, utilizamos vários recursos pedagógicos para que os estudantes percebessem suas diferenças e dos colegas como: “características, gostos, ideias,...” por meio de histórias, brincadeiras, cantigas, poesia intitulada “Ser diferente”, diálogos e interações. Propusemos ainda aos estudantes uma intervenção, com todos os sujeitos que compunham a escola municipal CENHO; assim os mesmos passaram nas salas de aulas pronunciando a seguinte frase “As diferenças não atrapalham, elas nos ensinam”. Também foi entregue um lindo cartão juntamente com uma balinha colorida que dizia:


Diante disso, foi possível compreender que embora tenhamos características diferentes, somos importantes neste mundo e apresentamos sentimentos humanos, pois as pessoas sentem tristezas, alegrias, medos, angústias...e cada qual possui um coração que merece muito cuidado, dai a necessidade de fazermos ao outro apenas aquilo que gostaríamos de receber em troca. E a balinha colorida representou a diversidade e as cores dos amigos o qual trabalhamos as historinhas: “As cores dos amigos”, “Ninguém é igual a ninguém”, “Não faz mal ser diferente”, “Na minha escola todo mundo é igual”, entre outras.
       O momento foi muito gratificante, pois além do envolvimento com todos os estudantes da unidade escolar, cada qual de fato aprendeu a importância de dar valor a cada diferença que encontram uns nos outros, bem como o cuidado com as atitudes, relacionamento e práticas alteritárias que venham contribuir com a convivência entre e na diversidade.


A ASPERSC parabeniza a professora Rosinei e seus estudantes. Ao mesmo tempo, convida você educador(a) para partilhar as atividades desenvolvidas nas aulas de Ensino Religioso!

domingo, 8 de junho de 2014

II SICDES

            Entre os dias 14 a 16 de maio de 2014 ocorreu o II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento (SICDES), o II Congresso Sul-Brasileiro de Promoção dos Direitos Indígenas (CONSUDI) e o V Colóquio Catarinense de Ensino Religioso (CCER), evento organizado pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Associação dos Professores de Ensino Religioso do Estado de Santa Catarina (ASPERSC).
            O II Seminário Internacional teve como tema Educação Intercultural em Territórios Contestados e contou com palestras, documentários, homenagem a Dom José Gomes (em memória) e a indígena Ana da Luz do Nascimento (Fennó) (em memória), rodas de diálogo, apresentações culturais e comunicações orais de trabalho reunindo mais de seiscentos educadores, pesquisadores, líderes de movimentos sociais e estudantes.
A ASPERSC agradece a cada um(a) que esteve participando do evento, as pessoas que colaboraram na divulgação e realização e aos que por motivos diversos não puderam se fazer presentes.
Confira nos endereços abaixo algumas das atividades desenvolvidas durante o evento.
Como a interculturalidade pode mudar o mundo
Programa Café com Ciência. Participam os Professores Elcio Cecchetti, José Mario Mendéz, da Universidad Nacional de Costa Rica, e Milton Caceres, da Universidad Estatal de Bolívar.
http://unochapeco.edu.br/unowebtv/play/como-a-interculturalidade-pode-mudar-o-mundo



Abertura Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento (SICDES) 



Homenagens a Dom José Gomes (em memória) e Ana da Luz do Nascimento (Fennó) (em memória)


Mesas temáticas 



Noite Cultural




Rodas de Diálogo 


Apresentações orais 


Encerramento