quinta-feira, 27 de setembro de 2012

EDITAL DE CONVOCAÇÃO - ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA


Blumenau, 27 de setembro de 2012.
Edital de Convocação

Em conformidade com os artigos 8o, 9o, 10, 11 e 12 do Estatuto da Associação dos Professores de Ensino Religioso do Estado de Santa Catarina, a Diretoria convoca seus membros associados para a

 ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

 que se reúne na data de 27 de Outubro de 2012 no auditório do Instituto Estadual de Educação (IEE), Avenida Mauro Ramos, 275, Centro de Florianópolis - SC, com início às 07h30min em 1ª convocação e última convocação 30 minutos após, com a seguinte:

 
ORDEM DO DIA

01 - Abertura;
02 - Relatório das atividades da diretoria;
03 - Prestação de contas e aprovação do balanço financeiro;
04 – Contribuição anual dos associados/as;
05 – Assuntos diversos e Encerramento.

 Atenciosamente,

Simone Fusinato Rezende
Presidente ASPERSC

 

 

 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

VI Seminário Catarinense de Ensino Religioso e I Encontro das Licenciaturas em Ensino Religioso de Santa Catarina


A ASPERSC promoverá, nos dias 26 e 27 de outubro de 2012, o VI Seminário Catarinense de Ensino Religioso/SECAER e I Encontro Catarinense das Licenciaturas em Ensino Religioso, na cidade de Florianópolis/SC, no auditório do Instituto Estadual de Educação.
A temática do VI SECAER abordará os Conhecimentos Religiosos nas Culturas e Tradições Religiosas e destina-se aos professores, estudantes, pesquisadores e demais profissionais interessados na área de conhecimento Ensino Religioso. Objetiva discutir, articular e divulgar estudos e pesquisas relacionados à temática, a fim de subsidiar as práticas pedagógicas do Ensino Religioso.
Para saber mais e se inscrever acesse:
 http://www.visecaer.comunidades.net/
 
 


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Ferramentas de Interação entre os/as Professores/as


O MEC disponibiliza aos professores, através do Portal do Professor, ferramentas de interação e colaboração,  com a finalidade de compartilhar e socializar conteúdos, pesquisas, informações e experiências, bem como promover discussões e reflexões acerca de assuntos e temáticas pertinentes a educação. Os recursos virtuais  disponíveis são: fóruns, chats, escrita colaborativa, listas de discussões, entre outros. Vale a pena conferir! Para conhecer acesse o link abaixo:

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Socializando: ATIVIDADE PEDAGÓGICA


EEB Professor Tertuliano Turíbio de Lemos - FAXINAL DOS GUEDES/SC
Disciplina: Ensino Religioso
Professora: Josiane Crusaro
Turmas: 7ª séries


Nosso planeta agrega em si uma vasta pluralidade cultural, religiosa, econômica, política e social. Sua principal característica é a diversidade que se reflete nos ecossistemas e nos sujeitos que o habitam. Cada um(a) nas suas semelhanças e antagonismos é único, diferente e especial. Mas, infelizmente, o diferente e suas diferenças nem sempre tem sido aceitos e bem vistos; diante de espaços que desejam legitimar, etiquetar e homogeneizar, nossas particularidades são ignoradas.
 
 
Por isso, o diálogo respeito e tolerância são atitudes essenciais para convivermos com o outro/diferente, aceitando-o no seu jeito de ser e viver. Assim, a coexistência (convivência entre diferentes) é a palavra chave para a garantia de mundos melhores, onde cada qual seja aceito diante das suas escolhas. E, para isso, práticas alteritárias precisam ser consumadas nas nossas relações diárias.

 
Nessa perspectiva, após diálogo, estudo e reflexão sobre a Coexistência, os estudantes da 7ª série da Escola de Educação Básica Professor Tertuliano Turíbio de Lemos, confeccionaram a bandeira da diversidade religiosa, expondo o nome de diferentes tradições religiosas e alguns símbolos que as caracterizam. Para a produção da bandeira, foram utilizados diferentes materiais como TNT, lantejoulas, botões, missangas, linhas, agulhas e cola.
 
 
A atividade proposta teve por objetivo a compreensão e entendimento da diversidade cultural religiosa existente no planeta e importância da coexistência, pois não basta apenas sermos livres; é necessário respeito e aceitação diante das nossas escolhas. A avaliação contemplou o diálogo e socializações dos conhecimentos trazidos pelos estudantes que foi interligado ao conhecimento científico bem como envolvimento nas atividades individuais e coletivas.





 

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

REDE NACIONAL DAS LICENCIATURAS EM ENSINO RELIGIOSO – RELER


Paralelo ao XII SEFOPER em Manaus/AM aconteceu o II Seminário Nacional das Licenciaturas em Ensino Religioso, realizado no dia 13 de setembro/2012. Nesse evento foi criada e aprovada a Rede Nacional das Licenciaturas em Ensino Religioso (RELER). Esta rede está vinculada ao Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER), e se constituirá, conforme prevê seu Regimento,  em um espaço permanente, sem prazo determinado, aberto às questões relacionadas à área de conhecimento Ensino Religioso, envolvendo  as Instituições de Ensino Superior em todo o território nacional que ofertam  Cursos de  Ciência(s) da(s) Religião(ões) – Licenciatura em Ensino Religioso.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

XII SEFOPER - Manaus/AM


Aconteceu nos dias 13, 14 e 15 o XII Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso - SEFOPER, na cidade de Manaus/AM. O evento teve a participação de 23 Estados, com expressiva participação dos professores da Rede Pública Estadual do Amazonas. O evento foi palco de significativas discussões e reflexões sobre o Ensino Religioso na Organização Curricular da Educação Básica.
Leia mais...